Mark Zuckerberg |
Já faz tempo que estão questionando a popularidade do Facebook com os jovens, mas o assunto tem ganhado ainda mais força ultimamente, ainda mais depois que o Facebook anunciou oficialmente em sua prestação de contas trimestral que não é mais tão popular com os jovens.
Os jovens não estão saindo do Facebook, estão deixando ele de lado. Segundo esta reportagem do The Guardian, é cada vez mais comum ver jovens trocando o Facebook por aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, WeChat e outros. Além disto, estão trocando as redes sociais por serviços específicos, como o Instagram e a grande sensação do momento, o Snapchat.
Existem diversas razões para esta migração acontecer, mas entre elas a mais citada é a chegada da família a rede social. “Vítima de seu próprio sucesso”, como disse o The Guardian, o Facebook já passou de 1.2 bilhões de usuário e todo esse sucesso trouxe a curiosidade das gerações mais velhas, que começam a trocar o uso do email pelo vício em redes sociais. Mas em vez de unir a família, isto está mudando o comportamento dos jovens nestes serviços. Sabe aquela história de que você se comporta diferente na frente de seus pais? No Facebook é a mesma coisa. Toda aquela liberdade de expressão característica dos jovens logo se transformou em um palco de interações bizarras com a sua tia que comenta nas suas fotos. Não é a toa que os jovens estejam migrando para outras plataformas, eles não querem passar vergonha na frente dos amigos, isso sempre foi assim.
No final das contas, o Facebook pode até dizer que os jovens não estão saindo do Facebook, porque o número de usuários continua crescendo, mas talvez o engajamento deles já não seja o mesmo.
Apesar de admitir publicamente que tem tido problemas com o público jovem faz pouco tempo, o Facebook sempre soube destes problemas e fez de tudo para manter a sua popularidade entre este público. A compra de diversas startups, como Gowalla e o Instagram recentemente, deixam claro a estratégia da empresa de sempre se manter na moda, tentando atrair todos os públicos. Quando o Vine começou a se popularizar, o Instagram (que já era do Facebook) rapidamente se adequou ao formato de vídeos curtos. Eles não querem ficar para trás.
O sistema de mensagens do Facebook, conhecido como Facebook Messenger, se tornou cada vez mais uma ferramenta separada da rede social, ganhando o seu próprio aplicativo (você pode instalar o FB Messenger sem nem mesmo ter o Facebook instalado no seu smartphone) e a busca implacável pela popularidade ficou ainda mais clara quando começou a incorporar ao seu serviço diversas funcionalidade de outros aplicativos – como o WhatsApp. Entre as funcionalidade trazidas, está a possibilidade de adicionar nome aos grupos, enviar stickers (espécie de adesivos), integrar o aplicativo com o sistema de SMS dos aparelhos, entre outras.